Cansaço, acúmulo de tarefas, estresse, problemas que parecem surgir como mágica, desânimo, falta de estímulo, tudo dando errado… Na roda gigante da vida, há dias que você está embaixo e não tem vontade nem de sair da cama. Mas para quem quer empreender ou tem um projeto a ser desenvolvido e metas a cumprir, não sair da cama para fazer nada é um luxo que precisa ser dispensado.

Mesmo nos piores dias é preciso dar o máximo de si para extrair algo produtivo do mínimo que se tem em mãos, e acreditar que você é capaz de realizar um bom trabalho ainda que a situação pareça desfavorável no momento. Persistir é fundamental!

Confira algumas dicas para ser mais produtivo e fazer seu dia render, mesmo que não esteja disposto para isso.

 

1. Comece imediatamente

Resultado de imagem para gif start it

Esperar que o desânimo e os problemas passem para realizar o trabalho que precisa ser feito é desperdício de tempo e energia. A situação dificilmente mudará de forma rápida e procrastinar só permitirá que acumule ainda mais tarefas a serem feitas.

Para ser produtivo, o ideal é ignorar tudo o que possa te distrair, pois o quanto antes começar o seu trabalho mais cedo irá terminá-lo. Aproveite o tempo que tem para não deixar tudo para a última hora e acabar se desesperando na execução das tarefas, podendo até mesmo fazer algo mal feito.

Dica extra: Na SuporteCont adotamos a regra dos dois minutos: se uma tarefa demora menos de dois minutos para ser concluída, você deve começar imediatamente, sem desculpas aqui.

 

2. Organize o seu ambiente de trabalho

Resultado de imagem para organized gif

Quer ser produtivo? Um ambiente de trabalho organizado estimula a disposição para realizar a tarefa que precisa ser feita, facilitando o foco no que realmente é importante. Com uma visão ampla e limpa de tudo o que precisa é mais fácil de concluir o trabalho. Jogue fora o que não for mais útil e mantenha os materiais organizados em seus devidos lugares para facilitar o acesso.

Além disso, é sempre bom saber onde estão as coisas quando você precisa delas. O tempo que você perde procurando algo poderia muito bem ser gasto em tarefas mais produtivas. Lembre-se, tempo é dinheiro.

 

3. Detalhe suas tarefas

Resultado de imagem para gif multitask

Divida os seus grandes objetivos em pequenos afazeres e detalhe minunciosamente o que precisa ser feito em cada etapa, e conclua cada uma delas de uma vez. Dessa forma estará motivado a executar a próxima parte até chegar à conclusão total do trabalho. Com etapas bem definidas e detalhadas, dificilmente se esquecerá do que precisa ser feito e conseguirá manter a disciplina até mesmo nos priores momentos.

Dica extra: se você precisa de ajuda com lista de tarefas para ser mais produtivo, existem ótimas opções em aplicativos para celulares como o Todoist – um gerenciador de lista de tarefas simples e elegante. Se você é fã de jogos, talvez goste do Habitica, um gerenciador de tarefas que transforma sua vida em um jogo de RPG.

 

4. Defina as prioridades

Resultado de imagem para priority gif

Se quer ser produtivo, você não pode deixar as tarefas mais complicadas por último, pois depois de um tempo de dedicação e trabalho você estará ainda mais desgastado e a tendência de não realizar as tarefas importantes pode ser grande e inevitável. Selecione as atividades que exigem maior esforço para que sejam realizadas primeiramente – comece o dia pelo mais difícil e termine com as mais fáceis.

 

5. Busque motivações

Resultado de imagem para motivational gif

Se for preciso dar um up nas suas ações, pare por um momento e invista em coisas que possam te inspirar. Assista a vídeos motivacionais, faça uma boa leitura, se presenteie a cada etapa concluída, assim você não perderá o total interesse pelo trabalho que precisa ser realizado.

Dica extra: Enxergue sua vida como uma jornada heroica.

 

6. Mantenha o foco

Resultado de imagem para focus gif

Concentre-se no que precisa ser feito por mais difícil que seja. Faça, refaça e reavalie até que termine. Evite se distrair com conteúdos desnecessários na internet ou com redes sociais e não use o seu tempo com conversas paralelas ou atitudes que não acarretam em nada no seu progresso. Nos dias mais complicados é preciso maior esforço e dedicação para concluir o trabalho.

Dica extra: quer uma ajuda para se concentrar? Use o StayFocusd, uma das extensões para Google Chrome mais populares no momento. Ela permite que você estipule um tempo limite para sites como Facebook, 9gag, Youtube e quaisquer outros onde você costuma se distrair. Ao alcançar o tempo limite nestes sites, o StayFocusd bloqueia o acesso para os mesmos durante o dia inteiro.

7. Tire um tempo para relaxar

Resultado de imagem para relax gif

O trabalho exaustivo também não leva a nenhum resultado positivo, depois de muito se dedicar é importante tirar um tempo para recuperar suas energias. Tome um café, tire um cochilo, vá para uma área aberta respirar ar puro, alongue seu corpo, ouça uma música. É importante manter a mente e corpo relaxados para executar seu trabalho.

 

8. Visualize o seu sucesso

Resultado de imagem para imagine gif

Motivação é fundamental para seguir em frente em meio às dificuldades, escolha um momento para dar uma pausa no que está fazendo e feche os olhos imaginando o seu sucesso, pense exatamente aonde se quer chegar e tudo o que for necessário para você alcançar seu objetivo. Após esse momento, é possível que você encontre novas forças para seguir a diante.

Dica Extra: Para mais informações sobre o poder incrível que a visualização tem sobre nós, assista o documentário O Segredo.

 

9. Não espere pela perfeição

Resultado de imagem para i'm not perfect gif

Nos dias que são mais difíceis, é provável que você consiga concluir o seu trabalho, mas não com a qualidade que teria se você estive bem disposto e sem interferências pelo caminho. Parabenize-se por ter chegado até o fim, isso já é suficientemente importante.

 

10. Estipule um tempo

Resultado de imagem para late gif

É natural deixar pra depois o que é preciso ser feito quando não se está em um dia bom, por isso, para ajudar você a agir, determine um tempo mínimo que precisa se dedicar a esse trabalho, sejam minutos ou horas. Persista e não abandone o trabalho antes do cronômetro terminar a sua contagem.

 

Só deixamos de ser produtivos se nos entregarmos ao desânimo frente aos obstáculos. Nem todos os dias serão altamente eficazes, mas em todos os dias podemos produzir alguma coisa importante. Valorize o seu tempo e os seus ideais para que possa seguir em frente com determinação e competência. Busque a sua motivação interna para progredir e não desista por nada.