Eu, particularmente, não acredito nessas histórias que dizem que as pessoas bem sucedidas são pessoas que tiveram sorte na vida ou “puxaram saco” de alguém para chegar onde estão. Até porque estaca mal colocada não se sustenta por muito tempo…

Até onde eu sei e observo sobre as pessoas das quais me inspiro, para ser uma pessoa bem sucedida é preciso muito esforço e dedicação no trabalho. Geralmente o percurso é árduo, longo e cansativo, além de ser necessário policiar suas ações o tempo todo, tentando entregar sempre o seu melhor para os outros.

Confira alguns mitos ditos por ai sobre as pessoas bem sucedidas e suas breves explicações que os desmitificam:

 

Mito 1

Pessoas de sucesso sempre tem um plano perfeito, sabem o que estão fazendo e mantêm tudo sobre controle.

É fundamental que haja um plano minunciosamente traçado, mas as pessoas bem sucedidas tem consciência de que as coisas podem não sair exatamente como o planejado. Elas sabem que embora o plano seja perfeito no papel, elas devem ainda manter a flexibilidade no trajeto, pois muitas coisas escapam ao controle.

Além disso, com constância, pessoas de sucesso se desafiam a fazer algo que, talvez, não saibam como fazer. A questão é que para atingir o sucesso nessa situação é necessário saber aonde se quer chegar e ter autoconfiança necessária para resolver quaisquer problemas que apareçam no caminho.

 

Mito 2

Pessoas de sucesso dormem tarde e acordam cedo.

É sabido que o cansaço físico e mental pode ocasionar inúmeros problemas de saúde e também nas decisões mais importantes que requerem maior atenção, por isso é fundamental que o corpo descanse o suficiente para que se possa ter um bom rendimento no trabalho e ser produtivo como o esperado. Mente fresca é sinônimo de bom trabalho.

 

Mito 3

Pessoas de sucesso só se interessam por dinheiro.

Só se obterá sucesso em um projeto se estiver apaixonado por ele. Gostar do que faz é primordial para realizar as tarefas com dedicação e convencer as pessoas de que seu trabalho vale a pena ser conhecido e adquirido. Cada um tem a sua motivação pessoal para ser bem sucedido profissionalmente, o lucro é consequência de um trabalho bem feito.

Lembre-se: seu trabalho deve preencher a sua vida de significado. Sem isto, talvez você não encontre motivação suficiente para seguir em frente quando os problemas aparecerem.

 

Mito 4

Pessoas de sucesso se adequam a qualquer situação.

Uma das características de pessoas bem sucedidas é que são seletivas em suas escolhas. Pensam, repensam, analisam, balançam os interesses e oportunidades. Tem suas prioridades e sabem dizer não diante de uma situação que não as agrade ou diante de uma tarefa que não trará nenhum beneficio ou progresso efetivo.

 

Mito 5

Pessoas de sucesso escolhem suas carreiras ainda jovens.

O que mais vale na trajetória de sucesso de uma pessoa são as experiências vividas e as escolhas feitas diante das oportunidades. Muitas pessoas obtêm sucesso após terem a sensibilidade de perceber um novo negócio quando já se está em outro trabalho. Não há necessariamente uma relação entre a idade que se escolheu uma carreira e o sucesso da mesma.

 

Mito 6

Pessoas de sucesso são sempre sérias e não gostam de brincadeiras.

O bom humor é o pilar de uma vida saudável e as brincadeiras, sejam entre amigos, familiares ou colegas de trabalho, estimulam a criatividade, mantendo o cérebro em bom funcionamento, sempre ativo e desperto, auxiliando assim a melhor tomada de decisões no dia a dia.

 

Mito 7

Pessoas de sucesso nunca falham.

O caminho para o sucesso é longo, cheio de obstáculos e dificuldades e é inevitável cometer erros durante o percurso. É fundamental tirar algum aprendizado desses erros, aproveitando a experiência para fazer melhores escolhas no futuro. É ir de fracasso em fracasso sem perder a esperança e o foco, recuperando cada perda com melhores e mais sábios investimentos.

 

Mito 8

Pessoas de sucesso sempre sabem o que falar.

Mais do que saber o que falar é essencial saber ouvir e pessoas bem sucedidas tem consciência disso. Ouvir opiniões de outros profissionais e algumas vezes tomar decisões importantes em equipe é o melhor caminho para alcançar o sucesso e vencer as batalhas do mercado de trabalho.

 

Mito 9

Pessoas de sucesso sempre sabem do trabalho da concorrência.

É importante ter conhecimento de como está o andamento do mercado para poder sempre se posicionar, porém, pessoas bem sucedidas estão mais concentradas em aprimorar suas próprias habilidades, aperfeiçoar seu trabalho, buscar o seu crescimento e oferecer o seu melhor do que se comparar o tempo todo com os outros.

 

Mito 10

Pessoas de sucesso atingem seu objetivo rapidamente.

Nada, absolutamente nada, acontece de um dia para o outro. É preciso muita dedicação, planejamento e foco para concluir cada etapa do caminho escolhido. Sem persistência, esforço e motivação, dificilmente se alcançará resultados que levem ao sucesso.

 

Mito 11

Pessoas de sucesso agem sozinhas.

Pessoas precisam de pessoas e pessoas de sucesso estão conectadas a outras pessoas de sucesso a fim de se ajudarem mutuamente. Sempre existirão colegas de trabalho e familiares te apoiando, amigos na torcida e clientes a serem conquistados. Uma boa gestão de pessoas gera relacionamento saudáveis que te auxiliam no caminho do sucesso.

 

Mito 12

Pessoas de sucesso só chegaram ao topo porque alguém as colocou lá.

Por mais que o impulso inicial tenha sido de alguém, ninguém permanece no topo por muito tempo se não houver competência e habilidades profissionais para garantir o seu lugar. E na maioria das vezes, é preciso começar a traçar o seu caminho sozinho, pois o seu sucesso ou o seu fracasso só depende de você mesmo. Lembre-se: a responsabilidade pelas decisões da sua vida profissional e pessoal são suas.

 

Mito 13

Pessoas de sucesso quando atingem seus objetivos podem relaxar.

Não há um ponto final quando quer ser uma pessoa bem sucedida. É preciso estar sempre se atualizando, buscando informações, aprimorando suas habilidades. O comodismo e a procrastinação deixam qualquer um para trás.

 

Ou seja, qualquer um é capaz de ser uma pessoa bem sucedida, mas a questão é: Quantos estão dispostos verdadeiramente a lutar por isso? Não é um caminho cheio de flores. Está mais pra um matagal cheio de espinhos com a luz do sol brilhando lá longe. Atravessar esse caminho que fará de você uma pessoa bem sucedida ou não.

Trabalho, dedicação, persistência e confiança formam a base de uma pessoa bem sucedida.