“Viajar é coisa para gente rica” ou “Adoro viajar, mas não tenho dinheiro”. Esses são os principais argumentos das pessoas para justificar os motivos pelos quais elas viajam menos do que gostariam. No entanto, a maioria delas não sabe que, com determinação e disciplina, é possível economizar para viajar, inclusive para o exterior!

Muitos ainda têm em mente esse estigma de que aquela viagem dos sonhos é algo para pessoas ricas. Então, fica a questão: quantas vezes você já não viu aquele seu colega, com o mesmo poder aquisitivo do seu, fazendo uma viagem bacana? Certamente ele não ganhou na loteria, não é mesmo?! Portanto, muito provavelmente, ele remodelou hábitos visando transformar um sonho em realidade.

Neste artigo, separamos 5 dicas imbatíveis que vão ajudar você a economizar e planejar a viagem dos seus sonhos. Continue a leitura e confira!

1. Determine um objetivo

Antes de tudo, é preciso ter em mente seu objetivo. Pense no destino que você deseja conhecer e, a partir disso, reestruture seu cotidiano para alcançá-lo.

Coloque na ponta do lápis quanto dinheiro você ganha e quais são seus gastos fixos. Uma ótima alternativa é criar uma planilha ou usar aplicativos de gestão financeira para ajudá-lo a poupar.

Por fim, faça uma análise detalhada de todas essas contas e quais delas você consegue diminuir. Nesse processo, você verá que muitos gastos podem ser completamente eliminados. Além de economizar para viajar, esse é um ótimo exercício para ajeitar as contas diárias.

2. Corte gastos

Se o seu objetivo é viajar, leve em conta que os supérfluos precisarão ser eliminados ou, ao menos, reduzidos. Caso seja possível cortar esses gastos em definitivo, você conseguirá fazer uma economia mensal considerável.

Uma das maiores despesas das pessoas é com alimentação. É claro que precisamos nos alimentar, mas o simples fato de preparar a própria comida e levar uma marmita para o trabalho diariamente, por exemplo, pode trazer uma economia significativa no fim do mês.

Nesta perspectiva, corte o plano de TV a cabo que você quase não assiste, diminua seu pacote de minutos no celular e as assinaturas de revistas. Da mesma forma, também esqueça o cafezinho após o almoço, entre vários outros gastos desnecessários.

3. Encontre possibilidades para ter uma renda extra

Algumas vezes, apenas cortar gastos e economizar não é o suficiente. Dependendo do seu objetivo, será preciso encontrar maneiras de ganhar um dinheiro extra. Se você é designer ou jornalista, por exemplo, que tal buscar alguns freelas na sua área?

Outra boa opção é fazer uma verdadeira limpa na sua casa, procurando coisas que você não usa mais e vendê-las. Entre elas, podem estar livros que você já leu, roupas que não servem ou aquele televisor que você já não usa.

4. Busque formas alternativas de lazer

O lazer é um elemento muito importante no cotidiano das pessoas, pois ele ajuda a lidar melhor com o estresse do dia a dia.

No entanto, ele também pode ser uma fonte de gastos desnecessários. Neste sentido, você pode, por exemplo, substituir os gastos com o barzinho por uma noite de queijos e vinho em casa ou procurar por entretenimento ao ar livre — como um piquenique ou shows gratuitos.

5. Mantenha o foco

Abrir mão da sua rotina, criar hábitos diferentes e, sobretudo, economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. Mas se você tiver em mente seu objetivo, quando finalmente atingi-lo, verá que todo o esforço foi recompensado.

Resista às tentações que vão desde convites para a balada no fim de semana até a ida àquele restaurante caro. Tenha foco e dedicação em prol dos seus sonhos.

Economizar para viajar pode parecer um bicho de sete cabeças, porém, se você abrir mão de alguns excessos no cotidiano, estará um pouco mais perto de realizar suas metas a cada dia. Colocando os gastos na ponta do lápis e fazendo um bom planejamento financeiro, você verá como é possível economizar para viajar mesmo sem ter um salário milionário.

Então, gostou do nosso artigo? Aproveite, compartilhe nossas dicas em suas redes sociais e convide seus amigos a economizarem também para que, juntos, vocês consigam planejar uma grande viagem!