As tecnologias em nuvem, que antes eram apenas uma tendência, já se tornaram realidade em grande parte das empresas. Na área contábil, não é diferente: o mercado de software de contabilidade na nuvem está em plena expansão.

O cloud computing, de forma simples, é a entrega da computação como serviço que torna possível o acesso, a integração e o compartilhamento de dados, informações, arquivos e recursos por meio de qualquer computador, tablet ou celular com conexão com a internet.

Com o crescimento desse modelo de computação, a expectativa é de que o mercado de sistemas no modelo de software como serviço (SaaS) tenha o seu volume quadruplicado até 2024, passando dos atuais 12 bilhões de dólares para a marca dos 50 bilhões de dólares movimentados.

Segundo afirmação de Sholto Macpherson, especialista em tecnologia contábil, o mundo caminha para o software na nuvem, e a área de contabilidade é uma das mais impactadas por essas ferramentas digitais.

Diante desse cenário, você da área contábil, que deseja manter-se atualizado, de forma a acompanhar as evoluções e melhorar a gestão do seu escritório, precisa estar atento ao uso dessas tecnologias.

Para ajudá-lo, listamos a seguir seis motivos pelos quais a utilização de um software na nuvem facilita os processos contábeis das empresas.

1. Flexibilidade e agilidade

O uso de software de computação em nuvem proporciona grande flexibilidade às empresas, que passam a ter acesso a seus dados e informações de qualquer lugar — inclusive fora do escritório — e a qualquer hora. 

Todos os documentos do escritório e registros de movimentações passam a ser armazenados na nuvem, e são facilmente acessados por meio de seu login no computador, tablet ou celular. 

Dessa forma, é possível realizar consultas, organizar seus documentos e enviá-los para seu clientes, tudo de maneira rápida e segura, o que propicia grande melhoria na colaboração entre todos os envolvidos no negócio.

Segundo pesquisa realizada pela HBR, com 452 executivos de negócios e de TI ao redor do mundo, 71% deles acreditam que a agilidade é uma das maiores vantagens proporcionadas pela tecnologia na nuvem.

2. Aumento da produtividade

Com a tecnologia na nuvem, você poderá fazer a gestão on-line das movimentações e dos documentos do escritório, os quais serão mantidos sempre atualizados e disponíveis para a empresa e seus clientes.

A organização proporcionada pelo software diminui o tempo gasto com processamento e classificação de dados, além de reduzir o trabalho despendido com o manuseio de documentos físicos, que atrapalham a rotina do escritório e, muitas vezes, são motivo de retrabalho.

A automatização de tarefas torna os processos mais ágeis e facilita a execução das atividades diárias, o que reflete diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa.

3. Proteção dos documentos 

O excesso de papelório acontece com frequência na rotina dos escritórios de contabilidade. A grande demanda de documentação por parte dos clientes acaba gerando gasto de tempo e torna o ambiente propenso à desorganização e extravios.

Isso sem falar nas consequências graves que podem decorrer da perda de documentos importantes, como multas e impacto negativo na credibilidade do escritório, além do vazamento de informações.

Estando essas informações protegidas e reunidas em um só lugar, que é a nuvem, os problemas relacionados à perda de documentos estarão resolvidos.

4. Segurança da informação

A questão da segurança da informação é crucial para a área da contabilidade, pois os registros contábeis costumam ser altamente sigilosos. 

Nesse sentido, o armazenamento na nuvem vai permitir que toda a sua documentação fique seguramente armazenada, de forma a evitar furtos, ação de hackers e danos físicos que possam interferir na sua integridade.

Além disso, todas as informações armazenadas nesse sistema têm backup, o que garante a recuperação dos dados, se necessário.

5. Vantagem competitiva

O modelo da computação em nuvem teve rápida aceitação entre as empresas, incluindo as pequenas e médias, e está facilitando a adoção da inovação na área contábil.

Com as vantagens que o software na nuvem proporciona, as empresas tornam os seus serviços mais ágeis, pois adquirem flexibilidade para operar, além de conseguirem a integração necessária para automatizar e conectar todos os processos da empresa.

A adoção desses sistemas impulsiona a eficiência, reduz os custos e gera mobilidade para a empresa. Tudo isso, certamente, passa a ser percebido pelo cliente. 

6. Redução de custos com infraestrutura

O armazenamento na nuvem também vai ajudar a empresa a reduzir os seus custos e a ter maior controle financeiro sobre as suas atividades.

O uso do software contábil evita o investimento de grandes quantias para aquisição e instalação de hardware, como servidores físicos, por exemplo, além de dispensar que a empresa tenha um local físico para armazenamento de todos os documentos.

Você também reduzirá os gastos com manutenção de redes ou equipamentos para alocar as informações. Além disso, o modelo em nuvem não exige que o cliente capacite os seus profissionais para manter o sistema em funcionamento.

Tudo isso permite que o contador gaste menos recursos de dinheiro e de tempo com questões operacionais e foque a sua atuação nas questões estratégicas do seu negócio — como o relacionamento com os clientes  para possibilitar o crescimento do escritório.

Como visto, o software de contabilidade na nuvem vem conquistando cada vez mais usuários devido às inúmeras vantagens que proporciona às empresas, facilitando as práticas do dia a dia e utilizando a tecnologia para otimizar os processos de trabalho.

Entre os benefícios, a curto e longo prazo, trazidos pelas soluções na nuvem ainda estão a agilidade na base de dados, o maior potencial analítico, a comparação e avaliação de cenários e acessos por meio de aplicativos móveis para detectar problemas e mudanças.

Tudo isso torna a gestão do escritório mais eficiente e se reflete em melhores resultados para a empresa. Todo contador, portanto, que deseja crescer e apresentar bom desempenho, precisa estar atento para acompanhar as evoluções trazidas pelas novas tecnologias.

Investir em um software de contabilidade na nuvem agrega novos valores para a empresa, que passa a atuar em tempo real, compartilhando informações de forma eficiente e segura entre todos os seus funcionários e parceiros.

Este post foi útil para você? Entendeu como a utilização de um software de contabilidade na nuvem pode ser vantajosa para alavancar a sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções personalizadas para otimizar o seu trabalho.