Algo bem estabelecido no mundo empresarial é o fato de que nenhuma organização pode prescindir de bons sistemas para ajudar no gerenciamento de seus diferentes setores e na manutenção de um fluxo saudável de processos. É nesse contexto que a opção por um software personalizado vem ganhando força em muitas empresas de sucesso.

Trata-se de algo a ser considerado com a devida seriedade, dada a sua capacidade de economizar importantes recursos, além de ser uma solução ergonômica para uma série de problemas.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos 6 excelentes vantagens da utilização de um software personalizado em sua empresa. Boa leitura!

1. Autossuficiência

Ao optar por um software personalizado, em vez de confiar no “cara da TI” para corrigir todos os problemas que surgirem, você adquire a capacidade de, em grande parte, lidar com eles por si mesmo.

Isso ocorre porque, ao comprar um software padronizado (ou fechado), você pode não entender como usá-lo plenamente. Reflita: se algo der errado, você mesmo poderá corrigir ou vai precisar de ajuda especializada?

É bem possível que você precise de auxílio externo, o que significará um gasto adicional. Ao contar com um sistema customizado para atender às suas necessidades específicas, você saberá exatamente como ele funciona. Ou seja, se houver algum problema ou algo inesperado acontecer, você estará melhor preparado.

2. Controle de custos

Os softwares padronizados que estão disponíveis no mercado têm um preço fixo e não permitem negociações. Em grande parte das vezes, isso pode levar a sua empresa a pagar por recursos que não utilizará ou a não obter tudo o que precisa por aquele valor.

No entanto, com um software personalizado, você paga apenas por aquilo de que realmente necessita. O desenvolvedor pode trabalhar diretamente com a sua empresa para, de acordo com o orçamento negociado, criar algo adequado.

Com um maior controle do seu orçamento, há maior flexibilidade. Se for do seu interesse, você poderá investir mais para refinar o sistema de acordo com as necessidades futuras ou economizar esse dinheiro para se preparar para eventualidades. Seja como for, a escolha será sempre sua.

3. Qualidade do serviço prestado ao cliente

Se o seu negócio opera no espaço B2B, não há nada mais importante do que a forma pela qual você interage com os clientes. Trate-os bem e você estará em uma posição muito melhor; trate-os mal e você pode começar lentamente a perdê-los e, consequentemente, a obter uma má reputação.

A satisfação de seus clientes é, portanto, absolutamente vital para o sucesso — o que não é novidade, certo? Porém, o que talvez nem todos saibam é que, com um software personalizado, é possível melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentando a retenção e os níveis de satisfação dos clientes.

Investindo nesse modelo de software, você pode garantir que o seu programa seja desenvolvido em torno da experiência do cliente, em vez de se concentrar em outras áreas menos essenciais.

Como resultado, você não será exclusivamente dependente de um grupo restrito de clientes. A customização do sistema pode contribuir para que você atenda às necessidades de cada um, melhorando a sua percepção de marca.

4. Agilidade nos processos

Você já desejou tornar alguns processos bem específicos mais fáceis? Bem, agora você pode! É perfeitamente possível aumentar a eficácia de qualquer processo, mesmo que não haja um produto disponível no mercado para atender às suas especificidades.

Deseja simplificar a comunicação interna com a sua equipe? Por que não criar uma aplicação para isso? Será que a sua empresa precisa de uma nova funcionalidade para controlar o fluxo de caixa ou melhorar a gestão de inventário? Você precisa de uma solução melhor para armazenar notas fiscais?

Em suma, você tem o mundo nas mãos. Se há algo que sempre quis fazer em sua empresa mas achava muito difícil, agora pode realizar! Lembre-se: você não estará mais limitado pelos softwares fechados e suas aplicações padronizadas. Em outras palavras, o software se ajustará a você, e não o contrário.

5. Escalabilidade

Com um software personalizado, seu negócio se tornará mais escalável. Afinal, se a empresa crescer e tiver uma necessidade súbita de expansão, você terá os meios para garantir que isso aconteça.

Se, ao contrário, o seu negócio diminuir de tamanho e não precisar de muitos recursos ou largura de banda, você pode reajustar em conformidade. Tal flexibilidade é crucial para empresas modernas que estão em constante movimento.

Dependendo das suas necessidades de negócio, pode ser difícil encontrar um software fechado que faça tudo o que você precisa.

Mesmo esse sendo um cenário improvável, a customização pode ser a única escolha se você precisa de um programa que faça algo muito particular e que não possa ser encontrado no mercado. Você pode adaptar as funcionalidades do sistema a um conjunto exato de especificações, assim garantindo sua adequação.

6. Atualizações constantes

Com softwares fechados, os usuários normalmente estão à mercê do fabricante. No entanto, e se os desenvolvedores de repente decidirem parar de oferecer suporte? E se, devido a uma questão comercial qualquer, não fornecerem mais atualizações e, não obstante, ainda restarem problemas a serem corrigidos no sistema que você estiver utilizando?

Há exceções a essa regra, é claro, mas são bem raras. Alguns softwares são de código aberto, o que permite que qualquer um pode criar e lançar atualizações. Entretanto, na maioria das vezes, os sistemas são descontinuados de acordo com as diretrizes do desenvolvedor.

Por outro lado, com o software personalizado, o fabricante é você! Como o sistema é customizado, você não se verá obrigado a confiar em um determinado fabricante para lançar atualizações. Você pode continuar a suportar o software você mesmo, com pouco ruído.

Você conhece o seu negócio melhor do que ninguém, portanto, será simples identificar outras formas pelas quais essa solução pode ser útil para a sua organização, evitando que ela seja autuada pela falta de um arquivo importante, por exemplo.

Enfim, tudo o que precisa fazer é manter a mente aberta: caso não seja exatamente um especialista na área de TI e nunca soube das vantagens de contar com um software personalizado, agora você tem uma infinidade de opções ao alcance das mãos. Basta decidir acessá-las e, com isso, melhorar definitivamente o seu negócio!

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e se mantenha sempre atualizado, recebendo todos os nossos conteúdos e novidades diretamente em seu e-mail!