Você quer ver como o Novembro Azul pode te ajudar a administrar o tempo?

O Novembro Azul basicamente se trata de uma campanha de conscientização realizada por várias entidades neste mês de novembro focada aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas. Você sabia que no Brasil, de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e diabetes?

Doenças psicológicas como a depressão afetam a vida de muitos homens também, só no Brasil atinge quase 10 milhões de homens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde cerca de um milhão de pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos, e as estatísticas mostram que os homens cometem suicídio com mais frequência do que as mulheres. Foi pensando nesta campanha importante de conscientização que nós, da SuporteCont, decidimos fazer uma matéria especial para ajudar você a ter uma vida saudável. Empreender não é levar apenas em consideração a saúde de sua empresa, mas a saúde de seu corpo e de seus relacionamentos também.

A verdade é que existe uma correlação muito grande entre Stress e Depressão: principalmente em tempos modernos onde tudo acontece tão rápido, fica difícil você parar e respirar um pouco. O número de pessoas com depressão parece estar aumentando, principalmente em decorrência do estresse ocupacional (aquele stress advindo nosso trabalho ou fonte de renda). Aqui vão algumas dicas para você administrar o tempo e poder usufruir de uma vida de qualidade:

  1. Planeje seu dia

Este é o mais importante na questão de administrar o tempo e que por algum motivo as pessoas continuam ignorando!

Quem não sabe para onde quer ir, não consegue chegar a lugar algum. Defina suas prioridades. O que você precisa concluir hoje? O que você quer fazer hoje?

Há uma confusão muito grande com as coisas que são urgentes e importantes, mas nada que é importante é urgente. Ou em outras palavras, só é urgente aquilo que um dia foi importante, mas você deixou para fazer na última hora e virou “urgente”.

Por exemplo, imagina que você tem que criar uma apresentação para uma reunião importante com um de seus clientes. Essa reunião está agendada para daqui há duas semanas, então você julga ter bastante tempo – e por isso, acaba focando em outras atividades que não possuem tanta importância (como responder e-mails ou deixar que as prioridades de outras pessoas interfiram nas suas). O tempo passa e quando você se dá conta faltam apenas três dias para a dita reunião, agora uma tarefa que um dia foi apenas importante acabou de se tornar urgente e você se sente sem tempo para fazer as suas coisas – e começa a ficar estressado com isso!

Quão melhor seria se você não precisasse passar a sua vida correndo atrás de apagar incêndios? Quão melhor seria sua vida se você pudesse apenas se dedicar as coisas que são importantes e fazê-las no tempo certo e correto? Muito melhor, certo? Mas para isso acontecer, você precisa planejar seu dia com antecedência – só assim você poderá administrar o tempo de maneira mais efetiva.

O que é importante? O que é urgente? O que é circunstancial?

Quem trabalha melhor essa ideia é o fantástico Christian Barbosa em seu livro “A Tríade do Tempo”, recomendadíssimo para quem quer aumentar a produtividade diária e usufruir de uma vida mais leve, tranquila e menos estressante.

 

  1. Utilize listas

Planejou seu dia e sabe onde quer chegar? Ótimo! Isso é muito importante para você administrar o tempo!

Agora passe tudo para o papel. É importante anotar tudo o que você planejou!

Imagine que você está no seu trabalho e está se sentindo confiante, afinal você planejou mentalmente tudo que pretende fazer neste dia. Só que (como é de praxe) inúmeros assuntos inesperados começam a exigir sua atenção e você acaba sendo entupido de novos serviços. Com tanta coisa nova para fazer será que você ainda é capaz de se lembrar do seu planejamento inicial? Será que você é capaz de seguir em ordem o seu dia como o planejado? Sim, você é capaz, mas não conseguirá se apenas fez uma notação mental das coisas que quer fazer.

Hoje existem inúmeros aplicativos de celular que podem ajudá-lo a gerenciar o seu tempo e administrar a sua vida. Mas se você é mais Old-School, talvez você se sinta mais confortável utilizando uma agenda ou um bloco de notas. Não importa o método que você adote, utilize listas e não deixe de checa-la durante o dia. Não existe nada mais prazeroso do que deitar em sua cama ao anoitecer sabendo que você cumpriu o seu dever. E nada pode te deixar mais tranquilo do que relaxar a cabeça sabendo que tudo que você deve fazer está anotado em algum lugar, sem a necessidade de você ficar repassando continuamente em sua cabeça as coisas que precisam ser feitas!

  1. Concentre-se no mais importante

Planejou seu dia e fez a lista? Ótimo, agora mantenha sua cabeça concentrada apenas no que é importante. Não deixe que urgências alheias ou trivialidades te tirem do seu caminho. O lado bom de anotar o seu planejamento é que você passa a ter uma visão mais ampla do que é importante para você e do que não é. É como diz o velho ditado: “Inteligência é aproveitar oportunidades quando elas surgem. Sabedoria é saber dizer ‘não’ para uma oportunidade que não vai te servir! ”.

Mas não deixe seu tempo todo bloqueado – lembre-se que você é humano e precisa descansar. Você precisa de bons tempos com seus amigos, filhos, parentes, ou até mesmo um tempinho reservado para você mesmo fazer absolutamente o que deseja fazer. Ter um hobby e se dedicar a ele é algo importante para nossa saúde mental e bem-estar. Participar de uma comunidade ou compartilhar uma fé também nos ajuda a manter a cabeça no lugar nas lutas diárias.

Parece paradoxal, mas para administrar o tempo de maneira mais efetiva é necessário que você também aprenda a saber “perder” seu tempo. Deixe uma quantidade de tempo solta para que você possa atender outras demandas menos importantes para seus objetivos de vida, mas igualmente necessárias para uma boa qualidade de vida. Afinal, do que vale ao homem ganhar o mundo e perder a alma?

 

  1. Use seus recursos com sabedoria

Hoje podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, otimizando nosso tempo livre e nossa capacidade produtiva. Mas isso também pode ser uma faca de dois gumes. Todos nós conhecemos o roteiro: você abre o seu navegador de internet para trabalhar e quando se dá conta está vendo vídeos de animais fofinhos. BAM! Quando você se dá conta o dia já acabou e você não fez quase nada que devia ter feito.

Outras pessoas costumam perder tempo respondendo e-mails, retornando telefonemas e mensagens no Whatsapp. Esqueça! Não dá para produzir ao mesmo tempo enquanto você faz tudo isso! Se você tiver que dar a desculpa de “são apenas 10 minutos”, saiba que você está perdendo o seu tempo – no mundo de hoje os minutos importam e podem virar uma bola de neve gigante se você os ignorar.

Quer viver uma vida tranquila e saudável? Aprenda a administrar o tempo!

Não deixe nada que é importante se tornar urgente!