Construir uma carreira de sucesso exige grande dedicação para enfrentar os desafios que surgem pela jornada. E muitas vezes esses desafios deixam sua carreira estagnada se você não tiver motivação para seguir adiante e ultrapassar os obstáculos.

Sua carreira está no mesmo nível há um tempo e você quer maximizar os resultados e dar um up na situação? Quer fazer sua carreira decolar esse ano e atingir padrões mais altos? Então confira os passos para atingir sua meta de construir uma carreira de sucesso.

 

1 – Conheça a si próprio.

Autoconhecimento é importante para que você tenha consciência de suas reais habilidades no trabalho. Quais delas podem ser aperfeiçoadas ou quais exigem maior atenção de sua parte? Tente responder estas questões para extrair de si mesmo o seu melhor.

Conhecendo suas habilidades é possível definir claramente quais são os seus valores, princípios e objetivos dentro da empresa, sendo esse o impulso necessário para construir uma carreira de sucesso. Dessa forma, o seu trabalho se desenvolverá mais efetivamente, pois você se sentirá seguro e confiante em suas decisões. Sabendo do que você é capaz, os seus objetivos serão alcançados mais rapidamente e com melhores resultados.

 

2 – Defina o seu plano de metas.

Tenha metas claramente traçadas e mensuráveis para que saiba exatamente qual o seu ponto de partida e destino da sua carreira. Estabeleça um prazo e faça o seu plano de ação, descrevendo minunciosamente cada etapa para alcançar sua meta. Um plano de ação claro permite que você não tire os pés do chão enquanto sonha com o sucesso, pois saberá qual é a trajetória que precisa seguir e buscará os meios necessários para tornar real o seu objetivo.

Periodicamente, é necessário fazer um diagnóstico do seu plano de carreira e ter em mãos variadas soluções para os problemas que podem surgir no meio do caminho, não perdendo assim o foco nas suas metas. O primeiro passo pode ser curto, mas deve ser firme, e assim continuamente. Afinal, uma jornada de mil léguas começa com o primeiro passo.

 

3 – Busque motivação e seja perseverante.

Usufrua ao máximo do que você tem em mãos no momento. Ainda que não tenha alcançado o sucesso é fundamental dar o seu melhor a cada passo. Busque dentro de você a motivação necessária, pois você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso da sua carreira.

Livre-se dos pensamentos negativos e não se contente com o básico. Eleve os seus padrões eliminando as crenças limitantes e supere os seus limites. Busque ser cada vez melhor, indo além do esperado dentro da empresa. Tenha paciência e persista na sua trajetória, policiando seus pensamentos e não desistindo na primeira tentativa. Os resultados virão com o tempo e com as experiências.

 

4 – Aprimore seus conhecimentos.

Para construir uma carreira de sucesso é necessário que você busque cada vez mais informações sobre o seu trabalho e se mantenha sempre atualizado. Faça cursos e treinamentos que possam destacar você no seu ambiente de trabalho e procure entender cada vez mais sobre o que acontece na empresa.

Quanto mais você dominar os assuntos relacionados ao seu trabalho, maior será a sua produtividade. Seja eficaz, faça além do que é preciso para alcançar resultados mais amplos e duradouros.

 

5 – Valorize o trabalho em equipe.

Trabalhar com as pessoas ao invés de trabalhar para as pessoas. O uso correto da preposição em destaque faz toda a diferença na sua carreira. Esteja onde estiver na hierarquia institucional, sendo colaborativo dentro da empresa, você se destaca e ganha reconhecimento.

Esse é um dos passos mais importantes para subir de nível, pois uma empresa é construída com pessoas competentes e é sua função ser assim, caso o seu interesse seja realmente ter uma carreira de sucesso. Uma boa gestão de pessoas faz o trabalho ser gratificante e as metas serem atingidas com maior agilidade.

 

6 – Crie oportunidades.

Mapeie tudo o que se desenvolve na empresa e ofereça ideias e soluções quando surgir uma oportunidade. Mostre-se ativo e participativo, colaborando com os outros funcionários em suas funções. Tenha visão das inovações que podem ser trazidas para dentro da empresa e tome a iniciativa para resolução de problemas sempre quando for necessário. Lidere naturalmente as situações que surgirem tendo em mãos boas propostas de crescimento para a empresa. Certamente, com o crescimento da empresa você crescerá junto e garantirá sua carreira de sucesso.

 

7 – Faça o seu marketing pessoal.

Fortaleça sua crença no objetivo que pretende perseguir e mostre o seu potencial para realizá-lo. É fundamental agir de acordo com o que se fala, para atrair o interesse das pessoas em seu trabalho. Utilize as redes sociais para produzir conteúdo de qualidade sobre assuntos que você domina profissionalmente.

Mostre às pessoas o seu conhecimento, incentivando-as em suas carreiras e assim construa o seu nome no mercado de trabalho. Você abrirá as portas para novas oportunidades mostrando ao mundo dos negócios que você está disponível para isso. Certamente sua carreira atingirá um nível mais alto quando as pessoas tomarem conhecimento da sua existência e das habilidades e conhecimentos que possui.

 

8 – Faça um bom networking.

Dentro e fora de uma empresa há sempre pessoas importantes que podem te auxiliar no desenvolvimento da sua carreira. É importante manter relacionamento com pessoas que podem contribuir com suas ideias e indicar novas oportunidades a você.

Frequentemente, algumas empresas fazem eventos, e esse é o melhor momento para conhecer pessoas novas. Rede social, hoje em dia, é de grande auxílio quando bem utilizada para entrar em contato com pessoas que podem levar sua carreira aonde você almeja. O diálogo essencial.

Seguindo esses passos você terá grandes possibilidades de fazer sua carreira decolar em 2017 e atingir o sucesso profissional que anseia. Lembre-se que você é o único responsável pelos resultados do seu trabalho. Boa colheita!