Contar com o melhor aplicativo de controle financeiro ajudará você a entender e assumir, de uma vez por todas, as suas finanças. Esses serviços são projetados para facilitar a análise e melhoria da sua saúde financeira. Entretanto, nem todos servem ao mesmo propósito.

Controle financeiro, nesse contexto, pode abranger tarefas, como orçamentação, gerenciamento de despesas, redução de custos, operações bancárias, investimentos, pagamento de contas ou impostos etc. Então, o que um aplicativo de controle financeiro faz? Alguns serviços se concentram em uma dessas áreas e outros servem como hubs para muitos ou todos os aspectos financeiros.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, oferecemos excelentes dicas para garantir que você faça uma escolha adequada e capaz de atender às suas necessidades. Boa leitura!

De olho em suas necessidades

O aplicativo é uma maneira eficaz de “aferir sua temperatura financeira”, registrar suas atividades e atingir objetivos com menos esforço.

Além disso, pode ajudá-lo a identificar e rastrear categorias de gastos, como necessidades e desejos, despesas fixas e variáveis, para que você possa ver claramente onde seu dinheiro está indo e quanto está sendo gasto.

Um bom aplicativo ensina sobre o seu relacionamento com o dinheiro, funcionando, também, como uma experiência de aprendizagem.

O sistema deve oferecer orientações e, em alguns casos, completar tarefas em seu nome, como pagar contas, escolher fundos negociados em bolsa para investir ou transferir dinheiro para uma conta poupança.

Você, provavelmente, encontrará uma maneira de usar o aplicativo de controle financeiro para fazer progressos em seu planejamento, independentemente de sua saúde financeira atual.

Poderá descobrir se está gastando demais com aplicativos de transporte urbano individual e que deve reduzir as viagens ou confirmar que está contribuindo regularmente para o seu fundo de aposentadoria e apenas precisa acompanhar seu progresso.

Sejam quais forem suas motivações e especificidades, gerenciar suas finanças através de uma plataforma digital pode economizar tempo, especialmente se a solução escolhida contar com elementos automatizados.

Alguns serviços importam suas informações financeiras e oferecem atualizações em tempo real, o que significa menos manutenção do usuário em comparação com métodos manuais, como caneta e papel, folha de cálculo ou visita bancária.

Seu banco pode ter seu próprio aplicativo com recursos semelhantes, mas o uso de um aplicativo, condizente com as suas características, trará mais vantagens, principalmente se você optar por um fácil de usar e que permita a gestão de várias contas em uma carteira.

Tipos de aplicativos de controle financeiro

Como mencionado, há uma grande variedade de aplicativos de controle financeiro. A seguir, vamos nos concentrar nos tipos que cobrem a maioria das necessidades.

Orçamentação

Um aplicativo de orçamentação é aquele que ajuda a rastrear e categorizar seus gastos. Existem soluções que sincronizam suas contas em instituições financeiras e categorizam automaticamente seus gastos, além de simplificar ao usuário o estabelecimento de limites.

Poupança

Quer criar um fundo para emergências ou guardar para adquirir um carro novo? O aplicativo pode facilitar a reserva de dinheiro a cada mês. Alguns serviços transferem quantias automaticamente para sua conta poupança ou uma conta especial, a fim de ajudá-lo a economizar.

Há soluções que permitem arredondar suas compras e transferir o restante para uma conta separada ou reservar parte do seu dinheiro com base nos critérios que você definir.

Investimento

Investir coloca seu dinheiro em ação para atingir metas de longo prazo. Existem aplicativos que orientam investidores inexperientes na construção de um portfólio. Outros, mais abrangentes, servem tanto a iniciantes quanto a investidores avançados.

Impostos

Se você está procurando uma maneira eficiente de preparar e arquivar seus impostos, considere optar por aplicativos especialmente desenvolvidos para esse fim. Eles são capazes de simplificar essas tarefas, potencialmente confusas. Há alternativas tão fáceis de usar que já vêm configuradas em um formato de perguntas e respostas.

Elementos a serem considerados ao escolher o melhor aplicativo

Encontrar o melhor aplicativo de controle financeiro depende se você conhece, satisfatoriamente, suas próprias necessidades e preferências. Pense nos seus objetivos, sobre o que precisa que o sistema faça e quão sofisticado você gostaria que ele fosse.

Caso queira, por exemplo, acompanhar suas despesas e receitas, um aplicativo de orçamentação, que sincroniza suas contas bancárias e o cartão de crédito, pode agir de forma rápida e indolor. Confira, a seguir, outros elementos a serem considerados:

  • compatibilidade do dispositivo: certifique-se de que o software irá operar satisfatoriamente em seu computador ou dispositivo móvel;

  • quantidade de contas: alguns aplicativos limitam o número de contas que você pode adicionar ou restringem o uso a apenas um tipo. Portanto, se você usa cheques, cartões de créditos e contas de investimentos, procure um serviço que possa lidar com todas elas;

  • suporte e assistência: se você precisar de ajuda ao utilizar seu aplicativo ou ao tomar uma decisão financeira, um guia de usuário ou uma página de FAQ padrão será suficiente? Caso contrário, talvez necessite de um serviço com suporte adicional, digamos, um que lhe permita falar com um atendente sobre seus impostos ou um advisor que o auxilie a gerenciar investimentos;

  • relatórios: resumos e componentes visuais, como gráficos estilizados e tabelas, geralmente, dividem suas despesas por categoria ou quantidade, possibilitando rever ações e status financeiro sempre que julgar necessário;

  • pontuação de crédito: o acesso livre à sua pontuação de crédito é uma clara vantagem em qualquer aplicativo, pois você pode entender melhor como seu comportamento financeiro afeta seu acesso ao crédito;

  • segurança: a maioria dos principais aplicativos apresenta as mesmas medidas de segurança que bancos e instituições financeiras. Ainda assim, seja cauteloso e faça sua pesquisa antes de enviar informações pessoais.

Teste alguns serviços gratuitos ou aproveite os períodos de avaliação gratuita para ver o que funciona para você. O melhor aplicativo de controle financeiro deve, idealmente, poupar tempo e ser de fácil utilização. Se encontrar algum que, apesar de outras qualidades, mostre-se muito complicado ou demorado, procure outra alternativa.

E aí, gostou do nosso artigo? Então, não perca a oportunidade de otimizar ainda mais o seu controle financeiro: entre em contato conosco e conheça as melhores soluções personalizáveis, totalmente desenvolvidas de acordo com as suas necessidades e especificações!