Um contador atualizado é sinônimo de serviços bem prestados. A reciclagem profissional nessa área de atuação é determinante para a qualidade dos serviços executados, principalmente pelo fato da legislação fiscal do Brasil sofrer mutações com uma frequência muito grande.

As atividades que eram realizadas por esse profissional há pouco tempo já sofreram inúmeras modificações. Livros foram substituídos por arquivos digitais e obrigações que, anteriormente, demandavam dias de trabalhos manuais, passaram a ser realizadas com apenas alguns cliques.

Por esse motivo, neste artigo vamos mostrar como um contador pode se manter sempre atualizado em um contexto de mudanças frequentes. Confira!

A importância em se manter atualizado

A princípio, um contador precisaria apenas saber lidar com as questões contábeis que envolvem uma empresa. No entanto, sabemos que isso não é uma realidade aplicada ao novo formato de contabilidade exigida pelo mercado.

É fundamental que, além das atividades inerentes a essa área, o contador atualizado possua amplo conhecimento em contabilidade tributaria e também em questões jurídicas.

Este profissional deve conhecer bem o Código Civil brasileiro para auxiliar os seus clientes nas questões societárias e empresariais. Além disso, também precisa conhecer a atividade das empresas que estão sob sua responsabilidade contábil, pois essas questões impactam diretamente na apuração de seus tributos.

Um contador atualizado pode atuar na prevenção e no combate a erros ou falhas na apuração de impostos e no atendimento de obrigações fiscais acessórias, questões que podem gerar prejuízos diversos à empresa e seus responsáveis caso não sejam executadas de forma correta.

Além disso, o mercado atual exige profissionais que têm uma melhor preparação, que entendem que a sua profissão impacta diretamente na lucratividade da empresa e, se ele não possuir uma gama de conhecimentos gerais sobre negócios, pode prejudicar toda a operação dos seus clientes.

Maneiras que um contador pode se manter atualizado

A falta de opções de qualificação nunca poderá ser motivo para que um contador não se mantenha atualizado, uma vez que essa área de atuação possui incontáveis fontes de conhecimento. A seguir, algumas das principais formas de atualização. Continue lendo!

Cursos e palestras oferecidos pela entidade de classe

Tanto os CRCs espalhados pelos estados brasileiros quanto o CFC fornecem cursos de reciclagem com muita frequência. Portanto, basta que o profissional fique atento às notícias e aos comunicados sobre os treinamentos que os órgãos fornecem. Além disso, as delegacias regionais, presentes em quase todos os municípios, também oferecem diversos cursos com o auxílio dos órgãos mencionados.

As palestras também são uma excelente fonte de conhecimento para os profissionais da área contábil. Quem negligencia o conhecimento obtido nesse tipo de evento está perdendo uma excelente oportunidade de se manter atualizado e conhecer a experiência e o trabalho de outros profissionais da área.

Treinamentos online

Os treinamentos online vêm sendo os queridinhos dos contadores brasileiros. Isso porque, independentemente do local onde o profissional atua, ele tem a oportunidade de estudar com especialistas de uma determinada área que estejam em qualquer lugar do planeta.

Participação em eventos e encontros

Os encontros e eventos voltados aos profissionais de contabilidade, além de serem importantes para aumentar o networking, podem proporcionar um grande ganho em relação à capacitação e atualização profissional. Afinal, nesses locais se reúnem contadores que atuam em diversos ramos de atividade e possuem experiências distintas.

As conversas e troca de ideias entre bons contadores que estejam atualizados pode proporcionar um ganho de conhecimentos diversos em todas as vertentes da contabilidade, como a utilização de novos softwares, práticas contábeis, formas de distribuição de equipe, entre outras dicas.

Atualizações oferecidas pelas empresas de sistemas contábeis

As principais mudanças que ocorreram na contabilidade nos últimos anos têm relação com a tecnologia. Sendo assim, as empresas que comercializam softwares contábeis sempre fornecem treinamentos aos contadores com o objetivo de atualizá-los sobre novos processos e obrigações, o que, consequentemente, acaba contribuindo para o conhecimento sobre tais questões.

Com essas dicas, você já tem em mãos um guia para se tornar um contador atualizado e atender às demandas desse mercado em franco crescimento e expansão.

E então, gostou do post? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Separamos para você um outro artigo especial e nele você encontrará 6 aplicativos que auxiliam na organização pessoal de um negócio.