Para as empresas de consultoria contábil, a chave para o sucesso é encontrar maneiras de oferecer vantagens e benefícios adicionais, mesmo aos clientes mais difíceis. Você pode gerar valor, oferecendo benefícios adicionais em relação aos serviços e/ou produtos padrão.

São esses diferenciais que distinguirão a sua organização da concorrência, o que, por sua vez, contribuirá para atrair e reter mais clientes. Ao longo deste artigo, apresentamos alguns elementos cruciais para garantir o sucesso de suas iniciativas. Boa leitura!

Compartilhe ideias sem cobrar por isso

Cobrar os clientes por cada um dos conselhos fornecidos pode dar a impressão de que você apenas se preocupa com dinheiro. Tal imagem negativa prejudica o estabelecimento de relações sólidas e duradouras com eles.

Por outro lado, o compartilhamento regular e gratuito de informações demonstra que você está pessoalmente comprometido com o sucesso de seus negócios, o que ajuda a gerar valor e confiança, itens fundamentais para a consolidação de bons relacionamentos de negócios.

Aposte no longo prazo

Tem havido, recentemente, um movimento de afastamento da cultura baseada em “horas trabalhadas”. Os escritórios de contabilidade passaram a estar mais envolvidos nos processos de seus clientes e a realizar isso em uma base mais regular.

Tal atitude demonstra compromisso, otimiza o trabalho e a qualifica as comunicações, gerando mais valor e, consequentemente, diminuindo as chances de que os clientes considerem migrar para algum concorrente.

Uma abordagem de curto prazo, por definição, apenas resulta em sucesso a curto prazo. Se você está focado em sempre atrair novos negócios em vez de investir nos clientes que já tem, é bastante improvável que sua organização realmente floresça.

Como em quase todos os demais aspectos da vida, a famosa regra de Pareto também é aplicável nesse quesito. Ou seja, 20% dos seus clientes garantem 80% dos seus lucros. Portanto, é imperativo investir, a longo prazo, nos relacionamentos que já foram bem consolidados.

Realize webinars gratuitos

Essa é uma forma eficaz para oferecer informações comerciais, dicas e pareceres especializados a seus clientes. Esses seminários organizados on-line são fáceis de configurar, sendo uma ótima opção para os analistas contábeis fornecerem conselhos profissionais sem ter que encontrar cada cliente pessoalmente.

Escreva e compartilhe artigos para comercializar seus conhecimentos

Muitos profissionais de contabilidade têm produzido artigos interessantes e informativos para compartilhar com seus clientes. Tal iniciativa gera valor agregado ao possibilitar um meio adicional de se envolver com os clientes e pode ajudar você a se afirmar como um renomado líder no setor.

Suas postagens podem ser compartilhadas de várias maneiras: publicadas no site da empresa, em um blog, no LinkedIn, no Twitter e outras redes sociais, via e-mail para sua base de clientes existentes etc.

Ao compartilhar seu próprio conteúdo e outros relativos à sua área, você ampliará a conscientização e gerará valor não apenas para os clientes atuais, mas também para os potenciais.

O mundo da contabilidade baseia-se na premissa de vender tempo ou serviços. Se você quiser, por exemplo, ter sucesso como um confiável consultor de pequenas empresas e mudar seu paradigma, precisará se concentrar em comunicar o seu verdadeiro valor para essas organizações, isto é, seus conhecimentos e experiências.

Não subestime a importância de desenvolver um plano de marketing para ajudá-lo a reposicionar o seu negócio e divulgar o que tem para oferecer. A boa notícia é que existem, no mercado, muitas ferramentas e aplicativos que você pode utilizar para ajudá-lo a começar. Basta encontrar aquela que melhor se ajuste aos seus planos.

Procure oportunidades para lançar sua experiência na mídia, seja por meio de entrevistas, artigos ou blogs — que, por sinal, são muito úteis para quem deseja divulgar sua experiência profissional e direcionar mais tráfego para seu site.

Vá além da consultoria contábil

Outra importante tendência a ser observada consiste no fato de que muitos analistas contábeis estão começando a oferecer a seus clientes serviços de consultoria adicionais, indo além das limitações de suas especialidades.

Essa é uma excelente estratégia para assegurar que seus clientes recebam o valor que merecem. Sendo assim, analise suas principais necessidades e utilize todo o seu talento e criatividade para surpreendê-los com soluções inovadoras.

Aprenda com a concorrência

Comece avaliando o que os concorrentes estão fazendo. Quem são eles e como você os analisa?

Se, por exemplo, você quiser se concentrar em um determinado nicho de mercado, tornando-se um especialista em franquias ou em planejamento de sucessão, será necessário aprender tudo o que puder sobre as empresas ou os indivíduos que já atuam nesses campos.

Em seguida, encontre uma maneira de estabelecer contato com eles e aprender com suas experiências. Obviamente, você não desejará estreitar relações com concorrentes diretos, então, procure além da sua localidade ou utilize as redes sociais (principalmente o LinkedIn) para esse fim.

Priorize os planos de crescimento e expansão dos seus clientes

À medida que você começar a sair de sua zona de conforto e procurar aprofundar e qualificar os relacionamentos com os clientes, certifique-se de efetivamente envolvê-los. Isso significa adotar uma postura que o leve a priorizar o sucesso empresarial dos seus clientes.

Agende reuniões ou leve-os para almoçar a fim de discutir não apenas suas necessidades contábeis, mas também seus planos de crescimento. Mantenha as conversações girando em torno de questões, como:

  • a situação do seu fluxo de caixa e a existência de áreas onde as operações possam ser simplificadas e os custos reduzidos;
  • os principais riscos enfrentados;
  • a existência de limitações de ordem regulamentar ou jurídica que podem afetar suas práticas comerciais atuais ou futuras.

Outras formas de gerar valor incluem identificar lacunas no mindset (ou mesmo no rol de conhecimentos técnicos) do cliente e oferecer sessões de treinamento com preços acessíveis para ajudá-lo a se atualizar. A contabilidade é o ponto fraco de muitas empresas (sobretudo, as de menor porte) e um excelente ponto de partida.

Essas sessões devem ser extremamente úteis para o seu cliente e, quanto mais inovações agregar aos seus serviços de consultoria contábil, maiores serão as chances de gerar valor.

E aí, gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de alavancar os resultados da sua empresa: entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para o seu negócio!