A tecnologia tem ocupado espaço nos mais diferentes setores da sociedade. Na contabilidade isso também é uma realidade. Nos dias de hoje, é praticamente impossível encontrar um bom escritório que não trabalhe com um Enterprise Resource Planning (ERP), por exemplo.

Entretanto, não basta apenas pensar na tecnologia como uma obrigação, é preciso compreender de que forma ela causa impactos positivos no trabalho de um profissional e dessa maneira tirar maior proveito das ferramentas disponíveis.

Por isso, conheça agora as principais vantagens que o uso de um software para contador pode trazer. Confira!

Facilita a organização

O futuro chegou e com ele vieram alternativas para fazer com que até mesmo a questão do espaço fosse repensada dentro das organizações. Hoje, toda aquela papelada que era sinônimo de serviços burocráticos, praticamente desapareceu, tornando possível o trabalho em espaços reduzidos.

Com a tecnologia do Cloud Computing, é possível usar a nuvem para arquivar documentos e torná-los mais fáceis de serem resgatados pelo responsável.

Assim, o profissional de contabilidade pode usar esse recurso para facilitar o acesso de seu cliente a arquivos importantes, permitindo lidar com questões burocráticas do empreendimento sem precisar se deslocar até o escritório.

Por meio de softwares que funcionam como plataformas digitais, é possível eliminar a burocracia, tornando a comunicação com o cliente mais dinâmica e transformando isso em um diferencial para o seu serviço.

Traz benefícios na otimização dos processos

Os principais softwares do mercado conseguem auxiliar o contador em boa parte de suas responsabilidades, reduzindo os processos manuais.

Assim, trabalhando com sistemas, é possível automatizar a realização de atividades mais complexas, eliminando erros causados por falhas humanas, tão comuns diante de situações como cansaço e inexperiência por parte de quem se responsabiliza pelas atividades.

Automatizando os cálculos, existe a garantia de que eles sejam feitos com segurança, evitando maiores problemas com as obrigações tributárias do cliente e resguardando também o escritório de se comprometer diante de problemas que podem levar até mesmo a uma quebra de contrato.

Permite o aperfeiçoamento na comunicação com o cliente

Um diferencial que a tecnologia apresenta é oferecer ao profissional da área contábil recursos para que ele esteja mais próximo do seu cliente, independentemente da situação.

Isso é importante, pois com uma política de atendimento mais eficiente é possível ter maior precisão em relação ao entendimento das necessidades desse cliente para oferecer a ele soluções viáveis no dia a dia.

Como o setor contábil costuma ter contato com diferentes áreas de uma empresa, é preciso lançar mão de alternativas para facilitar essa comunicação, algo que pode ser encontrado em plataformas colaborativas e softwares voltados para gestão com ferramentas de comunicação integrada, bem como chats online.

Com o fluxo de informação facilitado, o processo se torna mais dinâmico e os problemas tendem a diminuir.

Garante maior segurança

Com um sistema, o trabalho com os dados torna-se padronizado, o que garante proteção maior às informações extraídas. Isso protege a empresa de erros e problemas como a divergência de dados, que costumam aparecer em situações em que o volume de trabalho é grande.

Dessa forma, o profissional ganha maior segurança para lidar com os procedimentos diários. Em comparação com as ferramentas disponíveis anos atrás, isso representa uma evolução significativa na rotina do contador.

Quando o seu cliente percebe essa segurança em relação a seus dados, bem como a ausência de erros nos procedimentos, ele tende a atribuir maior valor à atuação do seu escritório.

Torna os processos mais ágeis

Com o uso de sistemas, a informação só precisa ser inserida uma única vez para que possa emitir relatórios sempre que for preciso.

Essa informação pode servir para diferentes finalidades, fazendo com que o escritório ganhe tempo em suas ações e evite retrabalhos. Para a organização, isso representa um significativo avanço do ponto de vista da produtividade.

Outra vantagem dos softwares é que com eles os profissionais podem se dedicar menos às questões burocráticas e assim usar o tempo disponível para outras atividades, concentrando-se em questões estratégicas do empreendimento.

Ajuda a controlar os compromissos

O contador pode também utilizar softwares como recursos para melhorar a gestão do tempo em seu escritório, tanto no que diz respeito a datas como a horários.

Com os calendários virtuais, é possível dar às suas atividades uma dinâmica mais precisa inserindo no dia a dia ferramentas que tornam mais criteriosa a relação dos profissionais com os seus limites.

Isso evita a perda de prazos e garante maior qualidade ao serviço entregue aos clientes, evitando problemas como atrasos e multas, algo fundamental diante da nova realidade em que o papel do contador se tornou ainda mais central para as empresas.

Oferece maior adequação às exigências legais

Não é segredo para ninguém que o projeto SPED trouxe uma série de dúvidas para os empreendedores brasileiros.

Sendo assim, é preciso pensar em soluções que permitam ao profissional da contabilidade mostrar a esse empreendedor que seu escritório dispõe das condições necessárias não somente para compreender as exigências do SPED, mas também para tornar facilitado o cumprimento das obrigações.

Nesse sentido, o uso de softwares permite simplificar a troca de documentos e a sua devida organização, algo fundamental na gestão de notas fiscais, por exemplo.

É um significativo diferencial estratégico

Por fim, é preciso lembrar que nos dias de hoje, os serviços contábeis têm uma presença muito mais estratégica dentro das organizações.

Os gestores confiam nas informações disponibilizadas pelo setor contábil para tomarem suas decisões de maneira correta, sendo assim, é preciso buscar soluções que viabilizam o trabalho de coleta e análise de dados para fornecerem as informações necessárias para esses clientes.

Nessa lógica, o trabalho com softwares de qualidade, capazes de fazer essa função é algo que se desdobra não somente na adequação a essa exigência, mas também no surgimento de um elemento a mais para agregar valor ao trabalho de toda a equipe, o que pode fazer com que seus serviços tenham cada vez mais espaço no mercado.

Entendeu a importância de ter um software para contador? Então entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções!