A gestão de uma empresa compreende o controle de diversos setores, e o entendimento de como eles funcionam é essencial.

Uma das áreas que se destacam nesse contexto é a fiscal. A grande sacada é o uso da contabilidade fiscal como vantagem competitiva para o seu negócio, mas você sabe como ela funciona?

Neste post você vai entender definitivamente o que é a contabilidade fiscal, quais são as suas principais características, vantagens e como ela pode ser o diferencial procurado para a sua empresa. Vamos lá!

O que é a contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal, ou contabilidade tributária, é um ramo da contabilidade composto por um conjunto de ações e procedimentos relacionados à normatização, apuração e conciliação de tributos em uma entidade.

O departamento de contabilidade fiscal de uma empresa é aquele relacionado à observação e cumprimento de leis tributárias ligadas às diferentes esferas, visando à idoneidade da empresa e à manutenção das obrigações em dia.

Vale ressaltar que a contabilidade fiscal é utilizada para a elisão fiscal, ou seja, a economia tributária com respeito às normas. Essa expressão é bem diferente da evasão fiscal, relacionada ao não pagamento de tributos e que pode gerar diversos problemas para uma organização.

A escolha do melhor regime tributário

Uma contabilidade fiscal atuante pode ser utilizada como interessante forma de economia quando auxilia a empresa na escolha do melhor regime tributário de acordo com as suas características. Mas como isso funciona?

Com o uso da tecnologia e de soluções inteligentes, podem ser feitos estudos e projeções com base nos dados da empresa e será definido o tipo tributário que mais se adéqua à atividade principal da organização.

Existe um mito de que o regime tributário Simples é o mais indicado para todas as situações. Entretanto, só com o uso da contabilidade fiscal e de seus instrumentos é que poderá ser definido o que é melhor para cada empresa.

O recolhimento correto de impostos

Outra característica da contabilidade fiscal e que garante economia e vantagem tributária para a empresa é o correto recolhimento de impostos. Com o uso da contabilidade fiscal existe uma adequação em relação às alíquotas e também ao uso de sistemas, o que garante que não existirão problemas com o fisco.

A contabilidade fiscal deixa a empresa garantida, já que assegura que os impostos estão sendo recolhidos da maneira correta. Ela também evita possíveis problemas administrativos com o fisco, como multas e outras sanções prejudiciais ao seu negócio.

A geração e o envio das obrigações acessórias, como é o caso do Sped, é outra grande vantagem da utilização da contabilidade fiscal. Com a combinação desse ramo da contabilidade e da tecnologia evitam-se retrabalhos, dúvidas e problemas na hora do envio da declaração. Dessa forma, o processo fica muito mais fácil, rápido e confiável.

Neste post você viu que a contabilidade fiscal é composta por normas, ações e diferentes procedimentos. Você também compreendeu que ela pode ser utilizada como um diferencial competitivo, permitindo a escolha do melhor regime tributário, economias em relação a impostos e tranquilidade na geração e envio de obrigações acessórias.

Contudo, é sempre preciso estar atento, contar com a tecnologia e utilizá-la como uma aliada, não só nessa questão, mas em seu escritório como um todo. Que tal aprender a otimizar o trabalho em escritório de contabilidade e ver outra vantagem do uso de soluções inteligentes no seu dia a dia?