Diante da realidade globalizada do mundo atual, e da alta competitividade das empresas, as organizações, hoje em dia, têm a tendência de buscar um maior número de profissionais que demostrem mais do que seus conhecimentos técnicos e habilidades, mas que estejam fundamentalmente comprometidos com a missão da empresa. As organizações visam ter aliados dentro da organização a fim de manter uma posição forte no mercado.

Ser uma pessoa comprometida com o trabalho que executa é ir além do esperado pelo empregador. É dar o melhor de você na empresa e entregar um trabalho superior ao que foi pedido. Há uma parcela grande de colaboradores que estão apenas envolvidos com a empresa, cumprem o seu trabalho da forma como é solicitado e não buscam ser nada além do que mais um na empresa. Comprometimento vai além da simples realização da sua tarefa: é sentir-se parte integrante da empresa, dedicar-se e ter uma ampla visão de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Por outro lado, como empreendedor, estar comprometido é buscar dar o máximo de si nos negócios e ainda assim fazer o possível para ir além. É não se acomodar com os resultados básicos ainda que atingidos. Quando comprometido, é natural estar apaixonado pelo projeto e buscar cada vez mais informações favoráveis à correta execução do seu trabalho, dedicar o seu tempo a planejar metas que elevem os padrões dos resultados, buscar formas de prosperar e solucionar problemas com destreza sem esmorecer diante às dificuldades.

Assumir responsabilidades é uma das principais qualidades de pessoas comprometidas com seus projetos, pois sabem que qualquer decisão, qualquer ação tomada de forma correta diante de um problema ou oportunidade pode trazer resultados positivos para a empresa e consequentemente para sua vida profissional. O compromisso faz você perceber o trabalho como uma oportunidade de crescimento, dessa forma, você é capaz de estabelecer uma relação saudável com seus colegas de trabalho, e principalmente com a sua função, fazendo de você um colaborador ou empreendedor de destaque, sendo mais produtivo por vontade própria.

Para estar verdadeiramente comprometido com o seu próprio projeto ou alinhado aos ideais da empresa para um progresso conjunto, é importante cultivar alguns hábitos:

  • Respeitar a carga horária: É sua obrigação chegar e sair no horário certo, porém, uma pessoa comprometida é capaz de empreender minutos a mais quando são necessários.
  • Ser atento: É fundamental ter atenção em todas as tarefas executadas e saber administrar os pedidos solicitados por outras pessoas.
  • Concluir as tarefas: O compromisso é notado quando se inicia uma tarefa e não a abandona no meio do caminho, finalizando as etapas propostas com eficácia.
  • Demonstrar interesse: Busque por informações, faça cursos, aprimore suas habilidades e esteja disponível para resolver os conflitos que surgem.
  • Cumprir prazos: Metas têm datas para ser atingidas, independente dos obstáculos que surgem é fundamental concluir as tarefas no tempo estipulado ou, quando possível, até antes.
  • Ter bom humor: Quando se está comprometido, naturalmente você tem prazer no que faz, colabora com todos ao seu redor e sente satisfação no final do trabalho.
  • Ser colaborativo: Dar mais de si na missão proposta e ajudar aos outros em suas funções é essencial para manter o ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

Comprometimento é exercer a sua função e acima disso é lutar por algo que realmente se acredita. Reconheça que a chave do seu sucesso profissional é se entregar e estar inteiro no trabalho que faz, e ter consciência de que essa atitude trará muitos benefícios e vantagens para você mesmo.

Um profissional comprometido busca conhecer mais sobre o mercado que atua, sabe exatamente aonde quer chegar, entende os objetivos da empresa e contribui com entusiasmo para que esses sejam alcançados, dá mais de si mesmo em tudo o que faz e realiza isso com garra e determinação. Ele tem foco e motivação para superar seus próprios desafios e busca solucionar os problemas que identifica a sua frente, ainda que não seja a sua função. Tem convicção de que isso trará boas oportunidades em sua trajetória profissional e com isso irá crescer e ter sucesso.

De nada adianta você iniciar qualquer projeto se não estiver de fato comprometido a ele. Pode até alcançar algum resultado, mas não terá um diferencial a mais para que seja destaque no mundo dos negócios.

Um profissional comprometido vai além das metas, cumpre o seu dever, mas também busca aperfeiçoamento na área em que está, acredita nos objetivos da empresa e colabora eficazmente com os resultados. Este profissional tem disciplina na realização de suas tarefas e supera a si mesmo em todas as oportunidades que aparecem. Não é apenas mais um “peso robotizado” que faz o que tem que ser feito e vai embora.Segundo o professor Jair Santos, “Não há garantia de que as pessoas comprometidas cheguem ao sucesso primeiro, mas existem garantias de que as pessoas não comprometidas nunca chegarão ao sucesso.”