Se você veio até este artigo atrás de uma resposta rápida e sem enrolação, aqui vai ela: o prazo legal imposto para o armazenamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), estabelecido pela legislação brasileira, é de cinco anos. Em outras palavras, você precisa armazenar seus arquivos XML e mantê-los à disposição da Receita Federal por até cinco anos.

A perda de qualquer um de seus documentos pode acarretar em multas ou, em casos mais graves, pode resultar até em prisão sob a acusação de crime tributário. Este é um risco que você não pode correr. Por isso, é importante compreender bem como a legislação brasileira funciona – até como uma forma de se proteger da tributação excessiva e trabalhar melhor neste cenário tão agressivo ao empreendedor.

Se você tem outras dúvidas a respeito do armazenamento de Notas Fiscais na sua empresa, continue acompanhando este artigo, listamos algumas das principais preocupações a este respeito.

O DANFe possui validade jurídica?

Não, o DANFe não possui validade jurídica. Trata-se de um documento impresso que serve para acompanhar o produto comercializado durante o seu transporte. Ele não tem a necessidade de ser armazenado como a Nota Fiscal Eletrônica (arquivo XML). No entanto, ele ainda é importante, pois serve para provar o valor de seus produtos, bem como comprovar sua origem em caso de uma fiscalização do transporte.

Como localizar Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)?

Compreendendo a importância de armazenar suas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), você precisa de uma ferramenta capaz de buscá-las rapidamente, em qualquer lugar que você estiver.

Já existem inúmeras ferramentas que lhe auxiliam com a localização e armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma gratuita. O Farejador é uma delas, capaz de tornar este trabalho muito mais simples e fácil. Sendo esta ferramenta diretamente ligada ao banco de dados da SEFAZ, você poderá visualizar suas NF-es de qualquer lugar, com incrível precisão e velocidade.

Como armazenar Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)?

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que você precisa de ordem e organização. Se você armazena suas Notas Fiscais Eletrônicas de maneira confusa e dispersa, imagina o tempo que você irá gastar para localizar uma NF-e perdida lá pelos idos de 2014?

Não é preciso repetir aqui o velho adágio que afirma que “tempo é dinheiro”, certo?

A organização de seus documentos fiscais aumenta a produtividade de sua empresa, que poderá contar com tudo que precisa sempre que necessário, de forma fácil e descomplicada.

Portanto, além de contar com uma ferramenta capaz de armazenar seus documentos fiscais, ela precisa também lhe auxiliar na melhor organização e disposição delas, para que sejam facilmente localizáveis sempre que necessário.

Neste sentido, a melhor plataforma para tal fim é o Farejador, pois ele permite que você possa armazenar suas Notas Fiscais de produtos e serviços em nuvens digitais. Além de gozar dos benefícios proporcionados pela facilidade de armazenamento e organização, você também pode contar com a segurança e proteção contra ataques de vírus e pessoas mal-intencionadas. O Farejador, que já armazena em seu servidor mais de R$180 milhões em documentos fiscais, garante a inviolabilidade de seu sistema e a proteção de todos os seus dados.

Ficou interessado?

Clique aqui para começar a consultar suas notas fiscais eletrônicas gratuitamente e conheça a melhor plataforma de gestão, consulta e armazenamento de documentos fiscais!

Viu como tudo pode ser mais simples do que realmente parece ser?

Não tenha medo de nos enviar suas dúvidas nos comentários, nossa equipe está preparada e disponível para respondê-lo a qualquer momento.