Olá a todos! Hoje eu vou falar sobre algo que TODO MUNDO está falando que é se aposentar mais cedo, e eu gostaria de analisar e pensar sobre diferentes perspectivas sobre isso. E esse post definitivamente me fez reconsiderar minha definição de “aposentadoria” na da verdade. Espero que curta!

Em finanças pessoas está na moda todos falarem sobre Aposentar-se mais cedo. Literalmente temos milhares de sites e blogs documentando o progresso de pessoas em prol desse objetivo, e todos estão simplesmente clamando pelo dia que não terão de responder mais a nenhum “homem”.

Como eu leio sobre outros pensadores e em minha caminhada de finanças, fico pensando se não estamos esquecendo um pouco sobre alguns pontos importantes.

Eu não quero persuadi-lo a mudar sua ideia sobre se aposentar mais cedo, mas quero lhe oferecer uma perspectiva diferente.

O que é se Aposentar?

Antes de mais nada, o que queremos dizer quando falamos sobre nos aposentar? Para a maioria de nós, se aposentar pode parecer como uma vida na praia com sucos com aqueles guarda-chuvas na ponta do copo.

Poderemos dormir sem ativar o despertador, nos programar para viajarmos quando quisermos, e ninguém precisar de nada de nós.

Eu gostaria de sugerir que “aposentadoria” para a grande maioria das pessoas significa ficar totalmente sem trabalhar.

E aposentadoria antecipada, então, é aquela reservada para aquelas pessoas extremistas que estão dispostas a lamber apenas uma folha de alface por dia para nunca extrapolar o orçamento e não compra presente nenhum de natal para o seus filhos.

Na verdade aposentadoria é um novo conceito para a nossa sociedade. Se você voltar 100 anos no passado e tentar explicar esse pensamento ou esse ponto de vista sob o qual você iria parar de trabalhar, com toda certeza iria ter problemas para explicar com detalhes o funcionamento dessa metodologia.

Para se honesto, eu não estou apenas interessado em ficar vagando por aí até morrer. Deixe-me explicar:

Eu sou um produtor, não um consumidor…

Eu amo trabalhar. Isso me trás uma toneladas de satisfação e propósitos quando eu coloco todos os meus esforços, e dou uns passos atrás e vejo tudo que produzi, algo que antes não estava lá e agora está. A palavra TRABALHO, me remete a uma séria de propósitos.

Isso pode variar desde fazer trabalhos comunitários sem fins lucrativos à criação de sites especializados em difundir aquilo que aprendi e ajudar pessoas. Estou muito motivado a fazer coisas para a vida das pessoas, tanto quanto as minhas, e ainda melhorar elas. Você sabe o que é necessário para que isso aconteça? TRABALHO E RECURSOS.

Redefina Aposentadoria

Para mim, independência financeira significa uma coisa acima de todas as outras: LIBERDADE. Eu quero liberdade para escolher meu próprio caminho.

Eu não acho que a aposentadoria que um dia virá, será que eu me sentar para o resto da minha vida e deteriorar até eu morrer. Minha definição de aposentadoria é fazer aquilo que quero, do jeito que quero e na hora que quero, trabalhar de acordo com os meus próprios termos.

Quando eu não mais precisar de um trabalho que me gere dinheiro, estarei livre para perseguir meus objetivos de negócios, minhas oportunidades que apenas são para mim. Ter dinheiro suficiente para “aposentar” me coloca em posição de começar algo novo ou aceitar o risco de alguém que receber um holerite não pode aceitar.

Eu sou LIVRE para fazer a diferença. O trabalho de uma vida é aquilo que estou interessado em construir, não apenas uma poupança para me aposentar.

Uma questão para você:

Qual trabalho iria te tirar da cama todos os dias se pudesse escolher qualquer coisa na vida?