Muitos profissionais, mesmo os mais experientes, ainda se deparam com muitas dúvidas a respeito da contabilidade de empresas de pequeno, médio ou grande porte. Isso se deve ao fato de que o mundo fiscal é enorme, repleto de detalhes e pormenores que muitas vezes servem apenas para enrolar a cabeça das pessoas e tornar tudo mais confuso.

Infelizmente, você não pode se dar ao luxo de errar no mundo do fisco. A fiscalização não perdoa e alegar desconhecimento de determinado processo ou lei não irá eximir sua responsabilidade e tão pouco irá evitar que você sofra as sanções previstas em lei. Por isso, estar atento e compreender bem tudo que você pode ou não fazer é um passo essencial para que você possa fazer o melhor planejamento estratégico de sua empresa, bem como ter a certeza de que você está agindo dentro do que é permitido pela legislação vigente.

Se você precisa de ajuda para se organizar, talvez você queira conferir estes 6 aplicativos que podem te ajudar.

Um exemplo destes erros tão comuns é a falsa noção de que o DANFe pode ser utilizado como um documento fiscal juridicamente válido. É importante compreender que ele é apenas um documento que acompanha o transporte de produtos e mercadorias. Apesar disso, você também não pode cair no erro de menosprezar a importância do DANFe, pois sem ele você não pode transportar suas mercadorias.

Por que é importante guardar meus XML?

Você sabe quais são os motivos que tornam imperativo que você tenha um processo de gestão voltado para armazenar Notas Fiscais Eletrônicas (NFe’s)?

Caso você ainda não saiba, o arquivo XML das suas Notas Fiscais precisa ser armazenado pelo prazo legal de cinco anos, tanto por aquele que fornece quanto por aquele que compra. O não cumprimento desta exigência jurídica pode acarretar em multas de até R$1000 por cada documento extraviado.

Além da importância jurídica, o correto armazenamento dos XMLs das suas NFes, lhe auxiliará em caso de falência. Muitas empresas não conseguem comercializar seus próprios bens pelo simples fato de não possuírem os documentos fiscais correspondentes para que possam ser repassados ao seu comprador.

No mundo dos negócios, sempre prezamos para que todas as transações ocorram de forma transparente, honesta e sem quaisquer problemas com os clientes/compradores. No entanto, desavenças sempre podem ocorrer, principalmente quando se trata de alguém agindo de má-fé. No Brasil, como em qualquer outro país do mundo, o cliente tem sempre razão e é obrigação da empresa provar que ela está certa. O armazenamento das Notas Fiscais protege você e seu negócio de eventuais acusações, podendo servir como prova de sua boa-fé.

Por fim, o seu documento XML é essencial para que você possa baixar o DANFe online. Quer saber como?

Como gerar o DANFe online?

Se, por algum motivo, você precisa obter seu DANFe online por meio de arquivos XML, você pode fazê-lo tranquilamente utilizando o Farejador. Tudo que você precisa é ou informar suas chaves de acesso ou enviar o arquivo XML e seu documento será gerado em formato PDF, perfeitamente adaptado para a impressão.

É muito importante poder contar com uma ferramenta que possa auxiliá-lo a gerar o seu DANFe sempre que necessário, tendo em visto que se trata de um documento físico, ele está muito mais sujeito a imprevistos como extravios e perdas.

Respondemos suas dúvidas? Você está gostando dos nossos artigos? Fale com a gente nos comentários, temos nossa equipe pronta para respondê-lo!