Você sabe quais são os benefícios do eSocial para um escritório ou departamento contábil? Muitos profissionais da contabilidade quando estão diante de uma nova obrigação acessória costumam ter sentimentos e impressões negativas, afinal, o seu trabalho vai aumentar e, na maioria das vezes, o correspondente financeiro não existe.

No entanto, quando analisadas por outra ótica, essas novas exigências impostas aos contabilistas podem trazer alguns benefícios muito interessantes, tornando o trabalho desses profissionais mais prático, confiável e seguro.

O nosso objetivo com este artigo é abrir os seus olhos para esses benefícios do eSocial, portanto, leia o post até o final e descubra como essa nova obrigatoriedade pode auxiliar no desempenho de suas funções, seja dentro de uma empresa ou escritório de contabilidade!

1. Mais segurança

O eSocial proporciona uma maior segurança aos colaboradores de um escritório contábil, uma vez que os órgãos e empresas participantes do projeto, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) a Receita Federal do Brasil (RFB) e a própria Caixa Econômica Federal, analisam os dados existentes no arquivo enviado por meio desse sistema.

Além disso, o eSocial permite que as informações dos funcionários de uma empresa sejam enviadas de uma única vez. Portanto, dados como admissão e demissão, afastamento, férias, alterações de salários, impactos sobre o FGTS, Imposto de Renda e demais eventos trabalhistas constantes na folha de pagamento são enviados de uma forma digital e prática.

No meio contábil, já é pacificado e compreendido que o envio de dados em formato online é a melhor maneira de proteger as informações das empresas, bem como garantir a sua veracidade e confiabilidade.

Uma série de dados importantes são enviados em meio eletrônico, tais como a apuração de tributos, escrituração contábil e fiscal e até mesmo a declaração do imposto de renda das pessoas jurídicas. Tudo isso é transmitido utilizando a segurança e confiabilidade dos certificados digitais, como ocorre com o eSocial.

2. Integração entre os departamentos da empresa

Uma das vantagens do eSocial é que, a partir da sua obrigatoriedade, os demais departamentos de uma empresa deverão ter uma relação mais próxima com a contabilidade, uma vez que todos os colaboradores, desde que estejam legalmente registrados, serão afetados por ele.

Sendo assim, é importante que os funcionários do setor ou empresa contábil se relacionem com os outros membros da equipe de forma ativa, a fim de que todos colaboradores participem do processo e contribuam para o envio correto dos dados constantes no eSocial.

No entanto, para que essa integração ocorra de forma sadia e proveitosa é necessário que esses funcionários passem por treinamentos de reciclagem, principalmente aqueles que atuam diretamente com os demais colaboradores, como gestores e demais funcionários de Recursos Humanos.

Diante desse fato, surge para os profissionais da contabilidade uma nova vantagem, que mencionaremos com mais detalhes no próximo tópico.

3. Treinamentos e reciclagem de equipes

Como essa é uma obrigação nova, muitos colaboradores das empresas ainda não estão habituados. Portanto, você pode buscar conhecimentos específicos sobre o eSocial e passar a ministrar treinamentos e reciclagens para as equipes dentro ou fora da empresa que atua.

Assim, além de ajudar a treinar e capacitar a sua equipe para atender às exigências do eSocial, você também consegue obter uma renda extra, ensinando a outras pessoas o que sabe sobre o projeto.

4. Modernização da tecnologia

Há alguns anos a tecnologia vem dominando o mundo contábil e muitos processos, que antigamente eram executados de forma manual e demoravam dias para serem concluídos, foram substituídos por ferramentas tecnológicas avançadas capazes de executar todo o trabalho em alguns instantes.

Por um lado isso pode ter sido considerado um fato ruim, até porque os colaboradores de departamentos e empresas de contabilidade reduziram muito nos últimos anos, graças à tecnologia que, fatalmente, acabou dispensando a necessidade de pessoas.

No entanto, a modernização tecnológica é uma realidade, e aquelas empresas que não se adequarem a ela podem sofrer muito em um futuro próximo. Afinal, tanto os clientes quanto os fornecedores e órgãos do Governo já estão utilizando essas ferramentas.

Nesse contexto, o eSocial surgiu como uma forma de modernizar o trabalho da contabilidade e torná-lo mais ágil e confiável.

As empresas devem se adequar a esses processos tecnológicos cada vez mais presentes. Sendo assim, será exigido que elas tenham ferramentas cada vez mais avançadas para suportar a enorme transmissão eletrônica de dados ao mesmo tempo.

Além de rápidas e potentes, essas ferramentas devem proporcionar aos seus usuários uma enorme segurança, uma vez que ninguém gosta quando um computador falha ou a internet para de funcionar na hora de enviar os dados.

5. Agilidade na troca de informações

Mencionamos um pouco sobre essa questão e neste tópico vamos nos aprofundar. Sem dúvidas, um dos principais benefícios do eSocial é a agilidade na troca de informações entre as empresas e os órgãos responsáveis pelo seu recebimento.

Quem operava os sistemas de transmissão de dados antigos sabe que eles costumavam gerar muitos erros e dependiam de outros aplicativos ou softwares auxiliares para funcionarem. Além disso, o suporte era extremamente limitado, ou até inexistente.

Agora, com o eSocial, estamos trabalhando com um sistema novo e mesmo que apresente alguns erros, os desenvolvedores estão sempre prontos a solucioná-los.

O eSocial foi criado para garantir a conformidade dos processos e evitar possíveis penalizações — que em se tratando de relações trabalhistas costumam ser bastante severas. Portanto, podemos afirmar que esse sistema vai transformar o relacionamento entre ambas as partes de uma relação profissional, proporcionando mais rapidez, clareza, integração e diálogo.

O eSocial é um sistema que promete revolucionar a área contábil das empresas e escritórios que exploram esse tipo de atividade. Além de acelerar e dar mais qualidade às informações prestadas e transformar os processos mais seguros, essa ferramenta digital vai acabar com a papelada existente nas empresas e a temida e famigerada burocracia.

Gostou deste artigo sobre os benefícios do eSocial para a contabilidade e deseja receber mais conteúdos valiosos? Então, siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook, Twitter, Google+, Instagram — e não perca nenhuma de nossas postagens!