É muito comum encontrar pessoas que conseguem economizar dinheiro em uma poupança mesmo sem ter uma renda muito alta. Em contrapartida, também é comum conhecermos aqueles que não conseguem poupar nem um real mesmo tendo casa própria, ensino superior e bons salários.

Independentemente da sua renda, é fundamental que você entenda a importância de economizar e quanto guardar do salário todos os meses.

Embora muitas pessoas tenham grande dificuldade de guardar dinheiro, basta planejamento para conseguir contornar essa questão. Monitoramento de gastos, controle dos impulsos de consumo e mudança em alguns padrões de comportamento. Esses são alguns truques simples para quem deseja começar a poupar dinheiro.

Neste post, reunimos as principais dicas de como e quanto economizar do seu salário todos os meses. Confira a seguir:

Por que guardar o salário?

Muitas pessoas não sabem, mas economizar dinheiro mensalmente é a forma mais fácil de conquistar independência financeira. Além disso, é possível ter mais qualidade de vida quando não estamos sempre preocupados com o dinheiro acabando.

Conforme você conseguir poupar uma parte do seu salário todos os meses, será possível aplicar esse dinheiro em uma poupança e até mesmo em outros tipos de investimento mais rentáveis.

É também graças aos esforços em economizar dinheiro que podemos viabilizar metas de vida em curto, médio e longo prazo. Caso tenha uma emergência, como dívidas ou questões ligadas à saúde, você ainda terá uma reserva até que as coisas voltem ao normal.

Qual é o valor ideal para economizar?

É comum que as pessoas não saibam ao certo qual é a quantia ideal que se deve poupar a cada mês. Muitos especialistas apontam que é recomendável aplicar pelo menos 10% do seu salário.

Vale lembrar que este valor de 10% é referente ao seu salário líquido mensal. Portanto, se você recebe R$ 4.000 por mês, após o pagamento de suas contas e gastos com lazer, você deve economizar R$ 400,00, no mínimo.

Entretanto, essa não é uma regra, e sim uma recomendação. Esse percentual economizado por mês pode variar de acordo com os seus objetivos, por exemplo.

Se a sua meta é dar entrada em bens de consumo, como comprar um carro ou dar entrada em uma casa de veraneio, você deverá se programar para poupar mais dinheiro.

Como poupar dinheiro?

Após se conscientizar da necessidade de economizar dinheiro, o 1º passo é elaborar uma lista detalhando todos os seus gastos mensais.

Coloque na ponta do lápis como você utiliza o seu salário. Quanto dessa quantia você destina para:

  • alimentação;

  • lazer;

  • luz;

  • moradia;

  • telefone;

  • e transporte.

Sabendo exatamente quanto custa cada departamento da sua vida, será mais fácil cortar supérfluos e fazer pequenas economias diárias.

Qual é o papel da disciplina e do planejamento?

A partir deste levantamento detalhado, você estará apto a definir uma estratégia para economizar.

Possivelmente, você descobrirá muita dificuldade em poupar dinheiro, pois são os gastos supérfluos os mais delicados de eliminar do nosso cotidiano. Mas, se você tem aspirações maiores — como garantir uma aposentadoria tranquila —, precisará de planejamento e disciplina.

Comece reduzindo as idas aos barzinhos, restaurantes e shoppings. Se ainda assim não conseguir atingir o percentual ideal, será necessário cortar temporariamente esses gastos.

Esse tipo de medida pode revelar que talvez você precise tomar medidas mais drásticas, como reduzir gastos com itens de 1ª necessidade. Reveja o seu plano de TV a cabo ou a velocidade da sua internet, reduza os gastos com luz elétrica tomando banhos mais curtos e até mesmo lavando roupas com intervalos maiores.

Como guardar dinheiro gradualmente?

A maioria dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro e, no começo, essa tarefa pode ser bem difícil.

Como cada caso é um caso e não temos uma maneira exata para começar a ter resultados positivos nessa empreitada. Uma dica valiosa é começar aos poucos.

No 1º mês, em vez de poupar 10%, estabeleça um percentual menor e vá aumentando progressivamente.

Esse exercício fará com que você se acostume ao hábito de se planejar e guardar dinheiro. E, após alcançar a meta dos 10% economizados, você pode inclusive começar a aumentar esse índice mês a mês.

A poupança é uma boa opção?

Para quem não deseja assumir muitos riscos na hora de fazer economias, a poupança ainda é a forma mais segura.

Ainda que o seu rendimento seja muito abaixo de outras modalidades de investimento, grande parte dos brasileiros recorre à poupança pela sua facilidade e segurança.

Se você busca rentabilidade, procure um profissional especializado para entender outras formas de investir tendo um retorno maior.

Quais aplicativos podem ajudar a economizar?

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada de quem deseja controlar as finanças e começar a poupar dinheiro. O mercado dispõe de inúmeros aplicativos que ajudam os usuários a estabelecer um orçamento, monitorar gastos, calcular uma estimativa de quanto dinheiro deve ser economizado etc.

Confira alguns exemplos:

  • GuiaBolso: é uma plataforma que permite sincronizar todos os gastos do usuário. Inclusive, o aplicativo oferece a possibilidade de cadastrar contas de diferentes bancos para um monitoramento completo. O app está disponível para download em Android e iOS;

  • Moni: disponível apenas para sistema iOS, o Moni possui interface simplificada para cadastro de gastos;

  • Organizze: é possível monitorar as entradas e saídas de dinheiro, criando tags para diferentes tipos de gastos. Compatível com Android e iOS, o aplicativo é capaz de estabelecer metas e um planejamento financeiro para o usuário.

Economizar é sinônimo de sofrimento?

Um dos argumentos mais comuns das pessoas é dizer que o importante é viver o momento e deixar o amanhã literalmente para depois. Contudo, o que muitos não sabem é que economizar não é sinônimo de privações.

É importante que, dentro da sua renda mensal, você destine uma quantia a ser usada em momentos de lazer. Mas também é fundamental criar a consciência de que uma poupança pode ser o caminho mais fácil para concretizar os seus sonhos maiores.

Para isso, basta transformar alguns hábitos. Comece a levar almoço para o trabalho ou tome café da manhã em casa, por exemplo. No final do mês, você verá como economizar dinheiro é mais simples do que parece.

Estudos, previdência, montar o seu próprio negócio e tantos outros sonhos podem se tornar realidade quando economizamos parte do nosso salário. Graças a um bom pé de meia, por exemplo, você poderá realizar aquela tão sonhada viagem para Europa ou finalmente dar entrada no seu imóvel próprio.

Faça cálculos e entenda como é seu padrão de vida hoje. Isso facilitará muito para que você entenda quais são os pontos fracos na sua rotina financeira. Dessa forma, você saberá exatamente quanto guardar do salário a cada mês.

Viu como poupar dinheiro não é um bicho de 7 cabeças? O que você achou das nossas dicas? Siga em nosso blog e descubra como criar hábitos para economizar!