Todos sabem que os documentos fiscais precisam ser armazenados por pelo menos cinco anos para serem apresentados ao fiscal quando solicitado.

No entanto, você sabia que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) modelo 55 não existe fisicamente? Muitos podem se enganar, acreditando erroneamente que o DANFe que acompanha a mercadoria pode substituir o arquivo XML. Não caia nesse erro!

O DANFe serve apenas para acompanhar a mercadoria. No caso de alguma fiscalização, será exigido o seu arquivo XML.

Portanto, você tem a obrigação de guardar todos os seus arquivos XML pelo prazo de cinco anos, sob pena de multa. Não importa se é de entrada ou de saída, você deve armazená-los para que possam ser apresentados em caso de fiscalização.

Mas o que é a NF-e modelo 55?

Caso você não compreenda muito bem, vale uma rápida explicação. Simples e direto, tudo que você precisa saber é que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) modelo 55 é um documento de existência digital (no formato XML) que documenta operações de prestação de serviços ou troca de mercadorias.

Para saber mais, vale a pena dar uma olhada sobre o que diz o ajuste SINIEF 07/2005, com atenção especial em sua cláusula décima.

Clique aqui para saber mais sobre a NF-e modelo 55

Precisa de ajuda para armazenar Notas Fiscais Eletrônicas (NFes)?

Se você compreende a importância de armazenar seus arquivos XMLs, você sabe que é imprescindível contar com uma ferramenta confiável, capaz de gerenciar e guardar suas NF-es com total segurança e privacidade.

Clique aqui para saber como consultar e armazenar suas Notas Fiscais, em tempo real, de forma fácil, simples e rápida!